RSS

Seguidores

Minha Família

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Eliseu e Geazi


Graça e Paz amado de Deus!
Todos conhecem a história de Eliseu, homem que marcou sua história por fazer maravilhas, em nome de Deus, ainda maiores do que aquele que o antecedeu, o profeta Elias. Também conhecemos a história de Geazi, ajudante do profeta Eliseu, mas hoje eu não quero relatar a história de um profeta e seu servo, eu quero falar de Eliseu e Geazi comparando-os.
Sabemos que Elias foi profeta de Israel antes de Eliseu, e em uma de suas obras como profeta de Deus Elias recebeu uma ordem do próprio Deus para ungir a Eliseu como seu sucessor (I Reis 19: 15 e 16). Deus havia visto em Eliseu uma disposição para a obra (I Reis 19: 19-21). Ao ser chamado pelo profeta Elias, Eliseu não se recusou em segui-lo, antes se despediu de sua família, se desfez de sua junta de bois e seguiu ao profeta o servindo. Repare que muito antes de suceder ao profeta Elias, Eliseu o serviu assim como Geazi serviu a Eliseu. Mas por que Geazi não sucedeu a Eliseu assim como Eliseu sucedeu a Elias? Foi pensando sobre isto que Deus me revelou a resposta.
Quando Eliseu soube que Elias seria arrebatado ele poderia ter pensado "Ah! meu trabalho acabou, agora posso voltar para casa", mas pelo contrário, Eliseu bem sabia o que queria e por isso seguiu Elias por todos os lugares (II Reis 2: 1-8). Quando Elias o perguntou o que ele desejava, Eliseu respondeu "Quero porção dobrada do teu espírito sobre mim" (II Reis 2: 9-11). Era o que Eliseu mais queria, ter mais do espírito de Deus. O pedido era duro, pelas próprias palavras de Elias, mas a solução era simples "Se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará". Bastava seguir ao profeta e não tirar os olhos do alvo, e por ser obediente Eliseu recebeu o que pediu e pode fazer muitas obras em nome de Deus, obras ainda maiores do que as que Elias realizou.
E Geazi? Geazi, assim como Eliseu foi servo, mas em muitas coisas Geazi se diferenciou de Eliseu. Geazi não tinha características de um profeta, ele não tinha uma fé ativa. Em II Reis 4: 25-31 e em II Reis 6: 15-17 podemos ver como Geazi era alguém sem fé. No primeiro texto vemos que mesmo pela ordem do profeta, Geazi não pode trazer o filho da sunamita de volta à vida e no segundo texto vemos mais uma vez a falta de fé de Geazi ao temer o exército dos Siros não podendo ver o grande exército de Deus que estava com eles. Mas dentre todas as características negativas de Geazi, sem dúvida, a mais marcante foi a descrita em II Reis 5 : 20-27. Ao curar Naamã Eliseu não aceitou nenhum tipo de pagamento, mas Geazi se encheu de ganância e correu atrás de Naamã para conseguir alguma recompensa. Com essa atitude Geazi prova todo o seu caráter, era como se ele estivesse vendendo um milagre e por agir desta maneira a lepra de Naamã o atingiu e a toda a sua descendência. Geazi não soube seguir o bom exemplo de Eliseu, e uma pessoa que não segue o bom exemplo de um profeta de Deus não pode tornar-se um profeta.
Agora pare e analise a si mesmo, como tem sido as suas características? Como as de Eliseu ou como as de Geazi? Se você quer ser um profeta de Deus nesta terra ponha sua fé em ação, seja obediente e acima de tudo não se encha de ganância, não se corrompa tentando vender os milagres de Deus, mas antes seja como Eliseu, tenha coragem de se despojar de suas vontades para fazer a vontade de Deus, assim você será lembrado como um verdadeiro homem ou como uma verdadeira mulher de Deus!!
Viva o melhor ano da sua vida!
Marluce Cardoso de Jesus Silva

4 comentários:

Pastor Rivelino disse...

Graça e paz Marluce de Deus.
Muito boa essa palavra.Ser profeta é,antes de tudo,ter coragem de pagar o preço para ter a unção do Santo.
Que Deus te guie sempre no caminho da obediência e faça com que 2010 seja o melhor ano da sua vida!
By,Pr. Riva.

= Marluce = disse...

Amém, eu recebo!!!
2010 sera sem dúvida o mehor ano de nossas vidas!

Sú Santana disse...

Olá amada! A paz do Senhor!
Me chamo Sued,e em visita ao seu blog pude reparar que o mesmo é benção !!!Parabéns por ter uma vida de entrega ao Senhor!
Convido-a para visitar e seguir o meu blog e do meu esposo:"somos de Cristo"www.meusenhorvive.blogspot.com e o "esposa virtuosa" www.esposavirtuosasim.blogspot.com
Um grande abraço com perfume de unção!!!
Sued

Damaris Higa disse...

Graça e paz, irmã Marluce!
Louvo a Deus pela sua vida. Grande é o manto do Espírito presente nesta palavra. Que o Senhor te abençoe grandiosamente sobre esta terra como verdadeira profeta!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Ministério de Louvor Ebenézer

Louvai ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

(Salmos 106:1)