RSS

Seguidores

Minha Família

quarta-feira, 3 de março de 2010

7 Diferenças entre a multidão e o discípulo


"Vós sois o sal da Terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5: 13-16).

Olá! Graça e Paz, amado de Deus...
Quando lemos este texto podemos entender que quando Jesus disse que os discípulos são o sal e a luz do mundo Ele quis dizer que os discípulos tinham que ser a diferença, tinham que ser o exemplo positivo para este mundo. A missão dos discípulos, dada por Jesus, era influenciar o mundo com o amor de Deus.
Um discípulo tem as marcas de Cristo, tem alegria, e através da sua vida, do seu testemunho ele alcança almas para o Senhor Jesus. Um discípulo é um seguidor de Jesus. Mas durante seu ministério aqui na Terra Jesus teve muitos seguidores, alguns se tornaram seus discípulos, outros só estavam no meio da multidão, eles seguiam a Jesus mas queriam ser apenas expectadores.É claro que os que se tornaram discípulos escolheram a melhor parte, os que ficaram na multidão apenas se maravilhavam com os milagres que Jesus operava na vida de outros, mas eles mesmos não viviam os milagres.
Talvez eles tivessem escolhido ficar na multidão por medo das perseguições ou por medo das responsabilidades de um discípulo, porém os que se tornaram discípulos resolveram abrir mão de suas vontades para fazer a vontade de Deus e continuar a espalhar o evangelho da verdade.
A verdade é que Deus busca verdadeiros adoradores e quem ainda tem comportamento e mentalidade de multidão não pode ser um verdadeiro adorador. Por isso, para saber como estamos agindo, se como multidão ou como discípulos compare 7 Diferenças entre o Discípulo e a Multidão.

1º A multidão precisa ver para crer e o discípulo crê para poder enxergar - Muitos seguiam a Jesus para saber se o que ouviam falar a seu respeito era verdade ou não, mas os discípulos ou seguiam porque sabiam que sobre Ele estava o espírito de Deus. Enquanto a multidão buscava ver com seus próprios olhos os discípulos criam de todo coração.

2º A multidão busca o milagre mas o discípulo busca aquele que realiza o milagre - Pessoas que pensam como multidão querem apenas receber um milagre, mas após receber o que querem elas se retiram esquecendo o principal que é o milagre da salvação, mas quem pensa como discípulo quer estar perto de Jesus todo o tempo pois sabe que dele vem a salvação.

3º A multidão para diante de uma barreira mas o discípulo transpõe as barreiras - Pessoas que agem como multidão ao ver uma barreira, ou seja um problema, retrocedem pois pensam consigo mesmas "eu sou fraco, eu não consigo" ou ainda dizem "eu não posso suportar", mas quem age como um discípulo não para, ao contrário ele avança porque confia em Deus, e olha o que Deus faz por ele: Deus renova as suas forças (Isaías 40:31).

4º A multidão assiste a vitória dos outros, mas o discípulo é um vencedor - Na multidão existem vários tipos de pessoas, mas o pior tipo são os expectadores, eles vêem à igreja somente por vir, já virou rotina. Assim a vida deles não rompe e eles continuam somente assistindo a vitória de outros. O discípulo, ao contrário desses, está sempre lutando, por isso ele é um vencedor. A diferença entre o perdedor e o vencedor é que o perdedor faz o que precisa ser feito de vez em quando e o vencedor faz sempre.

5º A multidão só ouve a palavra e o discípulo prega a palavra - A pessoa que vive com mentalidade de multidão vive apenas como expectadora e como ouvinte, ficam de braços cruzados quando já está mais do que na hora de deixar de ser ouvinte e se tornar um pregador, pregando para seus familiares e amigos. Jesus nos chamou pare ser suas testemunhas, não alguns mas todos (Atos 1:8). O discípulo, por sua vez, prega a palavra em todo o tempo (II Timóteo 4:2).

6º Quem pensa como multidão usa seu ministério para lutar contra o próximo e o discípulo luta pelo próximo - Na maioria das vezes quem faz parte da multidão não gosta de ser ativo, não gosta de trabalhar, mas existem alguns que até querem fazer alguma coisa mas com a motivação errada. Eles querem status, querem aparecer e por isso acabam lutando contra o próximo como se a obra de Deus fosse uma verdadeira disputa de quem é melhor que quem. Quando uma pessoa assim tem em suas mãos qualquer cargo, ela pisa nos outros pois se acha superior. Mas o verdadeiro discípulo segue os passos de Jesus e usa seu ministério para atrair almas para o Senhor. Deus nos chamou para sermos pescadores de homens (Marcos 1:17).

7º A multidão se esconde e o discípulo diz: "Eis-me aqui!" - Como vimos, na multidão existem aqueles que querem sempre estar na frente, mas existem também aqueles que só querem estar escondidos. Eles se acham incapazes, se sentem inferiores e por isso se escondem atrás dos outros. Um discípulo deve sempre dizer: "Eis-me aqui", um discípulo deve estar sempre disponível pra Deus, pronto para trabalhar e fazer a obra.

Se você quer deixar a multidão e se tornar um verdadeiro discípulo, comece mudando sua mentalidade, faça como Salomão peça a Deus sabedoria (I Reis 3:9). Tenha mentalidade de um discípulo e seja sal e luz do mundo!
Viva o melhor ano da tua vida!
Marluce Cardoso de Jesus Silva

4 comentários:

Amarildo Rocha disse...

O que é isso?????????????
Que maravilha!!!!!!!!!!!!
Querida Marluce, tenho lido todas suas postagens são maravilhosas, mais desta vez, aconteceu algo diferente, o Espírito Santo derramou de balde sobre você, e mostrou o lado que você está. Oro para que isso nunca mude.
Em Cristo:
Amarildo.

= Marluce = disse...

Obrigada, Irmão.
Creio que quando permitimos Que Deus nos use Ele faz a obra por completo. Agradeço a Deus por poder trabalhar para Ele.

Iraci Ramos Passos disse...

Olá Marluce. Fiquei contente em acessar seu Blog. Achei lindo, emocionante e edificante pelas mensagens e layout exibidos. Que Deus continue te abençoando... A luz tem de brilhar nas trevas. Jã estou te seguindo e obrigada por me sguir tambẽm. Tenha um final de semana abençoado!

Rev. Abrahão disse...

Parabéns, pelo texto, muito significativo. Deus continue a te iluminar.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Ministério de Louvor Ebenézer

Louvai ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

(Salmos 106:1)